Design Club
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Comodo Internet Security 5.1.37755.1159

Ir para baixo

Comodo Internet Security 5.1.37755.1159 Empty Comodo Internet Security 5.1.37755.1159

Mensagem  AbouTNeTLcK Qui Dez 09, 2010 2:41 pm

Aplicativos para realizar a segurança do computador há alguns anos eram divididos em algumas grandes áreas, como específicos para firewalls, antivírus e anti-spywares. De lá para cá os grandes desenvolvedores focaram seus esforços em integrar todas essas características em um só aplicativo.

O Comodo Internet security é um dos melhores exemplos gratuitos do gênero. Com funções de antivírus, firewall e diversos tipos de proteção em tempo real, ele pode ser a solução integrada de que você precisava para seu computador pessoal.

Sandbox

A maior novidade desta versão do Comodo Internet Security sem dúvida é a função Sandbox. O nome significa "caixa de areia" justamente para elucidar melhor o que ela realiza. Ao executar algum programa dentro do modo Sandbox, o Comodo cria um pequeno ambiente virtual e abre o aplicativo dentro dele previamente, o que permite saber se é um vírus ou programa perigoso sem causar nenhum dano à máquina.

Se o programa passar pelo teste então ele é verdadeiramente executado no Windows, o que é muito útil para quem lida com muitos aplicativos. É possível inclusive colocar algum deles para ser monitorado pelo Comodo, como o Firefox ou o Internet Explorer. A função Sandbox pode ser encontrada em Defense+ > Sandbox, mas suas principais funções já estão ativadas por padrão.

Interface e funções do programa

A interface do programa é muito elegante, não deixando em nada a desejar com relação aos padrões modernos dos aplicativos atuais. Ela encontra-se dividida em abas para facilitar a localização de suas funções. A primeira delas, “Summary”, é responsável por exibir uma visão geral do programa dividida por áreas.

O “System Status” disponibiliza informações referentes à segurança. Aqui é informado, por exemplo, se o computador está precisando efetuar uma verificação (pois a última pode ter sido executada há muito tempo), se a base de dados está precisando de novas atualizações, etc. “Virus Defense” mostra detalhes da proteção em tempo real, atualização de base de dados e ameaças encontradas.


Comodo Internet Security 5.1.37755.1159 23198

A categoria “Network Defense” exibe o número de entradas bloqueadas pelo Firewall do programa, o modo de segurança em que ele está atuando e o número de conexões de entrada e saída efetuadas no computador. Ao lado direito da janela do programa, ainda na aba “Summary”, você observa um gráfico referente ao tráfego da internet, dados sobre sua conta na Comodo e a informação sobre a existência do fórum de usuários.

Buscando por vírus, aba “Antivírus”

A segunda aba “Antivirus” é dividida em oito grupos de função. O primeiro deles, “Run a scan”, traz as possibilidades de varredura contra vírus e outras ameaças oferecidas pelo programa e encontra-se dividida em três possíveis tipos. Uma verificação no “Profile Name” seria, de uma forma generalizada, a verificação rápida, feita de forma mais superficial e voltada para o seu usuário.

A modalidade chamada de “My Computer” seria o equivalente a uma verificação completa. Esta faz uma varredura de todo o computador em busca de ameaças. A “Critical Areas”, como o próprio nome diz, encarrega-se de áreas mais problemáticas. Independente da alternativa, após selecioná-la na lista exibida pelo programa, clique no botão “Scan”.

Feito isso, o programa inicia imediatamente o processo que pode ser acompanhado em tempo real por meio da exibição dos arquivos que estão sendo rastreados. Caso nenhuma dessas opções se enquadre no que você está precisando, é possível criar um novo tipo. Para isso, clique em “Create a Scan” e defina o caminho do que você deseja verificar. Feito isso, basta selecionar sua opção na lista e clicar em “Scan” normalmente.


Comodo Internet Security 5.1.37755.1159 27308


Ao final da verificação, clicando no botão “Results”, o programa exibe uma lista com os resultados. Se houver alguma ocorrência, você pode selecioná-la e clicar no botão “Clean” para tomar uma ação. Esta pode ser “Disinfect” na qual o programa elimina a ameaça caso seja possível ou “Quarantine” que envia o arquivo para os itens em quarentena.

A segunda categoria, “Update Virus Database”, serve para efetuar atualizações da base de dados de antivírus do programa. “Quarantined Items” exibe os arquivos que foram enviados para quarentena devido a estarem contaminados e não poderem ter sido completamente imunizados pelo programa. Aqui também é possível fazer o gerenciamento desse conteúdo.

Lembre-se de que enquanto permanecerem em quarentena, os arquivos não oferecem quaisquer ameaças ao computador. Porém, de tempos em tempos é bom tentar aplicar uma nova verificação sobre eles, pois como o antivírus é constantemente atualizado, é possível que em breve possua soluções de limpeza para tais arquivos.

Comodo Internet Security 5.1.37755.1159 94090


Em “View Antivirus Events” é possível visualizar uma espécie de relatório dos eventos ocorridos no computador oriundos da verificação por vírus, bem como alertas e ações que foram tomadas pelo antivírus.

“Submit Files” serve para caso você precise apenas rastrear um documento em específico. Esse tipo de verificação também pode ser efetuada pelo o menu de contexto do Windows (com um clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo).

O “Scheduled Scans” serve para gerenciar o agendamento de verificações por vírus. Em “Scan Profiles” você adiciona novas áreas do perfil para constarem na lista de possíveis verificações (função semelhante àquela descrita no “Create a Scan”, acima). Por último, “Scan Settings” modifica opções para as verificações por vírus.

Protegendo contra invasões, aba “Firewall”

Nesta guia estão disponíveis as opções e funções referentes ao firewall oferecido pelo programa. A primeira categoria é “Firewall Events” e nela você pode encontrar um relatório dos eventos e alertas gerados no aplicativos que podem ser oriundos de invasões.

Lembre-se de que um firewall pode interpretar atividades de programas que acessam a internet e não estejam adicionados em sua lista de permissões como ameaças (por exemplo os mensageiros instantâneos e jogos online).

As duas seções seguintes “Define a New Trusted Application” e “Define a New Blocked Application” são relacionadas às permissões do firewall. A primeira delas, como o próprio nome já indica, serve para que você possa relacionar uma lista com programas confiáveis, aos quais você permite o acesso. A segunda é para definir os programas que devem ter seu acesso bloqueado.


Comodo Internet Security 5.1.37755.1159 94091

“Stealth Ports Wizard” permite a criação de um conjunto de regras para o firewall. Isso serve para definir o “quão visível” seu computador é na internet. “View Active Connections” mostra o que está conectando-se à internet no momento, com respectivos IP, porta, protocolo e nível de tráfego. “My Blocked Network Zones” permite a definição de uma lista de páginas da internet para as quais o acesso seja bloqueado.

Proteção adicional, aba “Defense +”

O modo de defesa adicional proposto pelo aplicativo está separado em três grupos de funções que podem ser acessados pelo grupo de abas presentes na lateral esquerda da janela do programa. A primeira delas é a “Common Tasks”.

Nela estão disponíveis opções para proteger arquivos contra alterações, bloquear documentos específicos, verificar programas com autorização pendente, listar documentos seguros, ver processos ativos, proteger Registros contra alteração e relatório de atividades desta aba.



Comodo Internet Security 5.1.37755.1159 87678

A categoria “Sandbox” basicamente traz as possíveis configurações do Sandbox. Nas opções você pode colocar programas para serem monitorados pelo sistema, além de executar aplicativos no ambiente virtual, sem sacrificar o computador. Em “Advanced” você encontra ações referentes a permissões e configurações das funções disponíveis na categoria “Defense +” do Comodo Internet Security.

Outras configurações

A última aba do programa, “More” traz configurações gerais, como opções de atualização, senhas de segurança, idioma, tema, etc.. Além de permitir o gerenciamento de algumas funcionalidades do programa, aqui também é possível observar informações de versão e acessar a ajuda existente no programa.
AbouTNeTLcK
AbouTNeTLcK
AbouTNeTLcK
AbouTNeTLcK

Mensagens : 68
Data de inscrição : 03/12/2010

https://designclub.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos